
Notícias
We wensen iedereen in deze Paasperiode een tijd van bezinning en dankbaarheid toe. Laten we de momenten samen altijd koesteren en de kleine vreugden in het leven waarderen. Moge de geest van Pasen ons inspireren om beter te worden en liefde te verspreiden waar we ook gaan.
Zalig Pasen.
Zalig Pasen.
Feliz Páscoa
Neste período de Páscoa, desejo a todos um tempo de reflexão e gratidão. Que possamos sempre valorizar os momentos juntos e apreciar as pequenas alegrias da vida. Que o espírito de Páscoa nos inspire a sermos melhores e a espalhar amor onde quer que vamos.
Feliz Páscoa.

Guido Deleu

Guido Deleu morreu na quarta-feira, 2 de abril. O artista é mais conhecido pela estátua O Visitante, que agora pode ser vista no mundo todo. Guido tinha 92 anos. “O visitante irradia simplicidade. Guido também era um homem muito simples”, diz sua esposa Geneviève
Assim ele criou uma obra de arte de um homenzinho curioso e simples. O visitante nasceu. A estátua foi projetada em 1996 e compartilhada com o mundo em 2009. O ícone do design agora pode ser encontrado no mundo todo. Em 2010, The Visitor foi selecionado para uma exposição durante a New York Design Week. A estátua foi posteriormente reproduzida em vários tamanhos e designs.
“É justamente a simplicidade de The Visitor que torna a estátua tão bonita. Guido também era um homem simples e honesto. Ele queria fazer arte para si mesmo, não se importava com o lado comercial. Ele tinha um grande coração e gostava de contribuir para os projetos sociais no Brasil, onde a estátua de cerâmica foi reproduzida”, diz sua esposa
Guido Deleu is op woensdag 2 april gestorven. De kunstenaar is vooral gekend van het beeldje The visitor, dat inmiddels wereldwijd te zien is. Guido werd 92. “The visitor straalt eenvoud uit. Ook Guido was een heel eenvoudig man”, zegt zijn vrouw Geneviève
Zo maakte hij een kunstwerk van een nieuwsgierig, eenvoudig mannetje. The visitor was geboren. Het beeldje werd ontworpen in 1996 en met de wereld gedeeld in 2009. Intussen is het design-icoon over de hele wereld te vinden. In 2010 werd The visitor geselecteerd voor een tentoonstelling tijdens de New York Design Week. Het beeld werd later in verschillende groottes en uitvoeringen gereproduceerd.
“Precies de eenvoud van The visitor maakt het beeldje zo mooi. Ook Guido was een eenvoudig, integer man. Hij wou kunst maken voor zichzelf, het commerciële vond hij niet belangrijk. Hij had een groot hart en droeg graag bij aan de sociale projecten in Brazilië, waar het keramieken beeld gereproduceerd werd”, vertelt zijn vrouw.
.jpg)
.jpg)

Retrospectiva 2024


Novembro
O mês de novembro, mês de importantes feriados nacionais como o dia 02 que é celebrado o Dia de Finados (todos os santos) e o dia 15 que se comemora a Proclamação da República, dentre outras datas importantes temos o novembro Azul, campanha que se propõem a chamar a atenção especialmente da população masculina sobre os riscos do câncer de próstata e as formas de diagnosticar, prevenir e tratar a doença.
No dia 20 de novembro, também se comemora o Dia da Consciência Negra, entendemos e ressaltamos que é importante o debate o e diálogo sobre essa temática, mas como disse a moçambicana Graça Machel, ativista dos direitos humanos, viúva de Nelson Mandela, no segundo Fórum Mundial pela equidade racial em São Paulo, em junho de 2023, “A Consciência Negra, tem que ser uma forma de ser, de estar e transformar de todos os dias, de todas as semanas e de todos os anos.” Nesse sentido, a igualdade racial é uma luta, um direito a ser conquistado a cada dia.
Assim, esperamos que o dia de debate e de diálogo sobre o Dia da Consciência Negra, se esparrame de forma concreta em ações de combate a todas as formas de preconceito, de discriminação e racismo que perpassa de forma contundente toda a nossa sociedade.
Desejamos que essa data de celebração e de conscientização sobre o legado africano para o povo brasileiro, seja também marcada pela reflexão sobre as desigualdades raciais e que impulsione à tomada de decisões por parte dos cidadãos no combate as violações de direitos fundamentais à população negra e no entendimento da nossa riqueza ancestral africana nos mais variados aspectos.
Para a Dra. em filosofia, africana Katiuscia Ribeiro, “a ancestralidade não é apenas uma árvore genealógica, é uma forma respeitosa de honrar, relembrar e saudar os nossos antepassados. Só amamos efetivamente aqueles que conhecemos.”
Nesse sentido devemos olhar para os nossos ancestrais como fonte de sabedoria e aprendizados que são fundamentais para a compreensão do presente e da projetação do futuro que desejamos. Olhando para atrás, podemos compreender o que e o porquê somos dentro desse universo tão particular da formação do povo brasileiro. Segundo o antropólogo e historiador Darcy Ribeiro, “toda cultura brasileira está impregnada dessa herança africana, sua presença fez quase tudo que aqui se fez.”
Nas palavras de Arnaldo Lima dias, “o nosso povo oriundo da mãe África, que veio forçado nos navios negreiros e que tanto enriqueceu a nossa pátria e enriquece ainda, por caminhos de alegria, batucando, dançando, cantando, perfumando as ruas de nossa cidade antes dos carnavais, ansiando e preparando a paz. Mãe África que na Bahia embalou filhos de brancos, mestiços e negros e misericordiosamente amamentou a ambos, carregando-nos no regaço com entranhado amor materno.”
Segundo Darcy Ribeiro, o que aconteceu no Brasil foi que os africanos foram tão fundos na aventura da construção desse país que hoje eles já não são eles, somos nós os brasileiros... o negro, vem a ser, apesar de toda dificuldade que enfrenta o componente mais criativo da cultura brasileira.
Referências
DIAS, Arnaldo Lima. Lições da minha África. 1. ed. Salvador: Gráfica amazonas Ltda., 2004.

EM SETEMBRO CELEBRAMOS 15 ANOS DO "VISITOR" IN SEPTEMBER VIERDEN WE 15 JAAR "THE VISITOR"
ACESSE O SITE CLICANDO DO BOTÃO ABAIXO

19 DE ABRIL, DIA DOS POVOS ORIGINÁRIOS.
De acordo com informações contidas no site da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação, o Dia 19 de abril, é o dia em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas do Brasil. Essa data foi escolhida para se comemorar a cultura indígena a partir do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940, com o objetivo de reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos.
No Decreto-Lei nº 5.540, de 1943, criado pelo presidente Getúlio Vargas, o Dia 19 de abril era comemorado o dia do Índio. A partir do ano de 2022 houve a mudança do nome da data comemorativa que tem por objetivo explicitar a diversidade das culturas dos povos originários.
Segundo o G1, até o ano de 2022, a data, oficialmente, marcava o 'Dia do Índio', mas o termo era considerado problemático por ser genérico e preconceituoso, além de não considerar a diversidade das etnias. (...) “Índio é um termo genérico, que não considera as especificidades que existem entre os povos indígenas, como as especificidades linguísticas, culturais e mesmo a especificidade de tempo de contato com a sociedade não indígena.”
Os povos indígenas, são os povos originários que estavam aqui antes da chegada dos europeus. Para a professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Ivani Ferreira de Faria, “o que os define como povos originários não é o estereótipo de indígena, mas a forma de organização social própria, que é diferente da nossa”.
Veja mais em,

Indígena da etnia Guarani, uma das mais representativas do país.
Imagem: iStock